quarta-feira, 10 de julho de 2013

Apenas uma ProvocAção =]

Volta à Calma
Uma Necessidade real ou uma prática cultural?



Fazendo- se uma comparação com outras práticas culturais (Teatro, dança, música, espetáculos de forma geral) podemos estabelecer uma reflexão acerca da medida utilizada nas aulas de Educação Física Escolar e em atividades físicas diversas, denominada “Volta à calma”.
O argumento mais utilizado (no caso da EFE especificamente), é que devemos trazer o aluno de volta à calma para que ele retorne à sala de aula menos agitado.  Mas será que este ‘acalmamento’ tem que ser traduzido em forma de atividade? Ou seja, isto já não ocorre quando pedimos aos alunos que se sentem para “fazermos a chamada”, ou até enquanto ele está indo beber água, antes de se dirigir à sala de aula? E mais: Será que realmente esta prática da ‘volta à calma’, tem que ser uma regra obrigatória?
O paralelo com os espetáculos de diversão se dá ao vermos, por exemplo, o final de um show do nosso artista favorito: Será que este escolherá a música mais lenta, mais tranqüila, para que voltemos para casa ‘mais calmos’? Ou a música final será aquela que nos deixará com ‘gostinho de quero mais’ (seja ela lenta ou não); que nos fará ficar com vontade de voltar no próximo show?
Ao invés de pensarmos em volta à calma, poderíamos pensar em outros termos como: Culminância ou Ápice. O final de nossas aulas deveria ser ‘uma palhinha’* para que nosso aluno fique com vontade de voltar no dia seguinte. Aliás, isso deveria se estender a toda a Escola! Deveríamos pensar estratégias de motivar nossos alunos a quererem voltar para a escola no dia seguinte.
Pois se formos seguir o mesmo raciocínio – que diz que tenho que preparar meu aluno em minha aula para que ele chegue mais calmo em sala – então os professores de educação física terão também que exigir que os colegas de outras disciplinas façam o mesmo. Será que os professores de outras disciplinas estão preocupados em como os alunos saem de suas aulas?

A proposta que se faz com este escrito é que experimentemos ao menos uma vez que seja, em nossa aula, trocar esta ‘volta a calma’, por uma atividade ‘mais marcante’ (não excluindo a possibilidade de uma atividade mais calma ser tão interessante quanto outra qualquer). Mas que seja uma atividade que tenha como objetivo, estimular o aluno a querer voltar no dia seguinte.

2 comentários:

Marcel disse...

Adorei a parte da hipótese das outras professoras prepararem os alunos para a Educ. Física! Elas agem como se a Educação Física fosse premio! Só pode fazer aula quem se comportou na aula delas! Quem disse a elas que elas é que decidem?

Marcel disse...

Obs: Na verdade o comentário é de Yemna Villaça, que acabou entrando pelo meu perfil sem querer rsrs


Obrigado Yemna, beijoooooo
teamooooo